Páginas

3 de mar de 2016

Eu li: Jane Eyre

Jane Eyre e Mr. Rochester da adaptação de 2006 da BBC
 
First things first. Como é que se pronuncia Jane Eyre? Diêine Ér.

Pronto, partamos pro livro. De começo já vou dizendo que Charlotte Brontë sofre de bem menos doenças psicóticas do que sua irmã Emily, autora de Wuthering Heights (Morro dos Ventos Uivantes), livrinho que ~resenhei~ anteriormente. A história de Jane Eyre é sofrida, cheia de perrengue, mas como eu vou dizer... é uma coisa mais verossímil. Quase dá pra acreditar que aquilo aconteceu. Há quem diga, inclusive, que Jane Eyre tem um quê de autobiográfico, o que eu, particularmente, acho uma imprecisão (pra ser boazinha).

Enquanto acompanhava a história, só pensava "aff, mas como sofre essa pobre coitada" e ela despertou em mim uma certa piedade, o que normalmente não é uma coisa boa, pois logo me entedio. E ela tem essa tendência de "fazer tudo pelo Mr. Rochester", ser incrivelmente subserviente, enquanto o infeliz do homem fica testando a moça pra ver até onde ela vai mesmo. E vou dizer: tô cansada de testemunhar relacionamentos abusivos, mesmo nos livros. Sdds Lizzy Bennet.

Charlotte Brontë na capa de seu livro mais famoso
 
Acho difícil não comparar Jane Eyre e Wuthering Heights. A primeira é mesmo uma historinha mais mamão-com-açúcar e mais fácil de ler (especialmente em inglês), bem focada nos diálogos das personagens e muito do caráter delas é percebido através deles. Mas achei chata. Dificilmente lerei esse livrinho de novo. E apesar de Wuthering Heights ser uma obra doentia, vampiresca e sombria, me pegou com muito mais força. Sabe essa sensação de não conseguir parar de ler? Emily rainha, Charlotte nadinha. Sinal vermelho (piscante) para visitar a terapeuta. ryzos. Emendei a leitura de The Tenant of Wildfell Hall, de Anne Brontë e já fiz careta, pois: estou há 15 páginas lendo ela descrever as personagens minuciosamente, sem um pingo de ação. Deus, me dê forças.

Adaptações cinematográficas

Jane Eyre também tem uma versão da BBC e eu achei super fiel à história do livro (com exceção de como Jane é aceita numa nova família quando foge. O filme quis dar uma embelezada na coisa). A adaptação de Wuthering Heights, por exemplo, é um pouco diferente da narração literária, apesar de não causar nenhum mal à trama. Uma coisa que eu acho engraçada e que notei em ambos os filmes é que eu criei um amorzinho pelos homens, Heathcliff e Rochester são muito ~seduzentes~, fica difícil lidar. No livro, eu tenho antipatia por ambas as personagens, quando Rochester começa com a auto-piedade, então, afffff, missigura! Quero jogar o livro longe. Mas revi o filme logo depois de ler o livro e fico fazendo ounnnnn a cada vez que ele aparece. Que erro.

Mais uma ceninha com a linda Yorkshire de pano de fundo

Resumindo

Olha, é um clássico inglês. É escrito por uma das irmãs Brontë. Então acho que faz parte do rol de "livros que você precisa ler nesta vida". Mas assim, se você for uma pessoa mais prática, eu não te julgarei se vc disser que vai apenas assistir o filme e tudo bem. Quisera eu ter esse desprendimento. Mesmo porque o filme é melhor que o livro, #prontofalei. Desaconselho emitir esse tipo de opinião, haja vista que fiz uma pesquisa por alto e descobri que muita gente ama esse livro, inclusive tendo gastado tempo e massa encefálica na produção de uma tese de Doutorado sobre o mesmo (ouso dizer que a tese é mais interessante que o livro em si cofcofcof).

Enfim, mais alguém aí com a leitura de Jane Eyre em dia pra deixar uma opinião nos comentários? Adoro discutir sobre livros, sempre dá pano pra manga!

2 comentários:

  1. Olá Marla, procurando sobre Lavandas achei a sua visita que fizes-tes no
    parque, em Gramado lindo lugar já estou fazendo planos para visita. kkk.
    Aliás sua cidade é muito bacana uma três vezes por ano dou a pinta por aí kkk.
    Sobre o livro... mocinha sofredora; passo.
    Prazer em conhecer o blog.
    janicce.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Janicce!

      Que bom que achou umas coisinhas legais por aqui! Quando der a pinta por aqui outra vez, avise e tomamos um chai latte! :)

      bjo!

      Excluir

Pra ser avisado sobre uma resposta pro seu comentário, lembre-se de marcar a caixinha de "Notifique-me" ali, no cantinho à direita.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...