Páginas

4 de mar de 2014

I blame Jane Austen

Minha coleção AUSTEN, Jane.

Vocês podem não acreditar, mas eu nem sempre fui louca com a Inglaterra. Lembro-me que estudar inglês nos Estados Unidos era uma certeza de vida desde que isso me passou pela cabeça, aos 12 anos. Tudo mudou quando fui passar férias na casa da Nay, que em 2011 morava no Rio de Janeiro. Falávamos dos seriados que eu estava assistindo quando ela citou os "seriados de mulherzinha da BBC". Não dei muita importância pra coisa e ela me passou Pride and Prejudice pra ver. Versão da BBC de 1995, total de 6 episódios. Resultado: uma madrugada em claro porque foi impossível abandonar a história pela metade.

Figurinos de Pride and Prejudice no Jane Austen Centre

O sotaque, as paisagens deslumbrantes, as roupas, o sarcasmo, a incrível Lizzy Bennet e o apaixonante Mr. Darcy. Que conjunto! Depois veio Emma, essa patricinha nojenta que a gente acaba por amar. Razão e Sensibilidade me fez sofrer tanto! Obrigada, BBC! Depois de assistir a essas belezas cinematográficas fui obrigada a conhecer a autora dessas histórias, Miss Jane Austen. Se há alguém nesse mundo que me fez ter certeza de que meu lugar é na Inglatera, essa pessoa é Jane Austen.

Orgulho e Preconceito é sua obra-prima, não há nenhuma dúvida. Fiz questão de comprar os livros escritos no original e a história de Lizzy Bennet e Mr. Darcy foi a primeira que eu consegui concluir em inglês. Adoro Emma e Razão e Sensibilidade, mas acho Persuasão e Northanger Abbey meio monotemáticas, rasas. Confesso que ainda não li Mansfield Park, mas tenho a impressão de que ela se iguala às últimas duas. Confere, produção?

Fachada do Jane Austen Centre, em Bath

Jane Austen me influenciou na escolha do país para aprender inglês, na escolha das cidades a conhecer, nos passeios e até a entender o Feminismo (pois é!). Obrigada, Jane my friend!

Eu e Corine, "fantasiadas" de Lizzy Bennet

Experimentei essa delicinha em Bath

É claro que fui a Bath, uma das cidades em que Jane morou e onde se passam duas de suas histórias (Persuasão e Northanger Abbey). Conheci o Jane Austen Centre e pude brincar de ser Lizzy Bennet por um dia com os vestidos do século XVIII. Fiquei frustrada no Assembly Rooms, onde eram feitas as festas da sociedade, porque hoje em dia é apenas o salão de um restaurante. Andei pelo Royal Crescent e me lembrei de Anne Elliot correndo desesperada com medo de não alcançar seu amor, em Persuasão.

Resultado do teste do Buzzfeed: muito amor, muita emoção

A maior das minhas alegrias foi fazer o teste do Buzzfeed e descobrir que dentre as heroínas de Jane Austen, me pareço mais com Lizzy Bennet, a minha favorita. Não, não foi alegria. Foi orgulho mesmo. Faz o teste e me conta seu resultado nos comentários?

Eu acho que todo mundo tinha que ler Orgulho e Preconceito pelo menos uma vez nessa vida. E não vale dizer "ah, não gostei do filme", porque o filme é RUIM. Você assiste as séries da BBC e a gente volta a conversar. Aproveita que a Livraria Cultura tá fazendo promoção das produções da BBC e garante aí o box completo com as 6 obras da Jane Austen por R$ 79,90. Então deixa eu te dar um gostinho da cena clássica de Collin Firth no lago e desconcertado perguntando 20x como vai a família da Liz. Ai, ai. Suspiros.




E você? Qual seu livro preferido da Miss Austen? Tem outro autor inglês que faz seu coração bater? Me conta!

3 comentários:

  1. Como não amar Austen?
    Essa é a cena mais maravilhosa de todos os tempos! E me lembra Lost in Austen.... kkkk
    É muito bom ter alguém pra compartilhar essas coisas! :D

    ResponderExcluir
  2. oeoeeee
    Fez um bom marketing da mulé! :) É muito de mulherzinha?
    Fiz o download pro Kindle, mas se for de mulherzinha nem vou ler...! hehehehehe
    Beijo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu falo que é de mulherzinha porque tem uma história de amor. Mas ó, até que ela vira de amor, vão umas boas centenas de páginas. E é isso que faz o livro ser tão bom. O ódio só vira amor láááááá no final. Vale a pena o esforço de ler, prometo. ;) Leia e me conte o que achou depois! (ou então vê o seriado de atalho! Torrent e megaupload tão aí pra isso!)

      Excluir

Pra ser avisado sobre uma resposta pro seu comentário, lembre-se de marcar a caixinha de "Notifique-me" ali, no cantinho à direita.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...